Visualizações !

Tecnologia do Blogger.

Recorde Brasileiro...


Você sabe qual empresa tem o recorde de operar mais aeronaves MD-11 ao mesmo tempo ?

Foto: http://md-eleven.net
A empresa que teve mais aeronaves McDonnell Douglas MD-11 em sua frota foi a VARIG, quando chegou a operar 26 aeronaves do tipo, foi a maior frota operante de MD-11 na versão de passageiros

foto: rodrigovarig.blogspot.com

Pluna entra em processo de falência

PLUNA, a bela empresa uruguaia após ter cancelado suas operações dia 6, na ultima sexta-feira hoje a empresa declarou que esta entrando em processo de falências, suas 19 aeronaves serão vendidas, seis delas como operavam em leasing (sistema parecido com aluguel) serão entregues aos respectivos donos, as outras serão leiloadas. No Brasil a ANAC exigiu que a empresa assegurasse o transporte de todas as pessoas que já haviam comprado as passagens, caso contrário a empresa será multada em 4 mil reais por passageiro, calculando com a capacidade das suas aeronaves a multa por voo poderá chegar a 360mil. a ANAC também deixou em aberto a proibição da empresa de voar em céus brasileiros caso não cumpra as exigências.







Companhias Aéreas Brasileiras Falidas ou Extintas

Direitos Autorais PISTA 08

Ai estão as logomarcas de quase todas as empresas aéreas que já nasceram e desapareceram no nosso país, abaixo segue a lista com os nomes seguindo a ordem alfabética(conforme na imagem da esquerda para direita).
   

Aerolloyd Iguassu S.A - sede em Curitiba, devido a época da empresa não consegui localizar nem mesmo imagens de alguma aeronave para que assim eu pudesse redesenhar a logomarca(como fiz em 95% das que estão na imagem)

Air Minas - sede em Belo Horizonte, chegou a ter seis aeronaves em sua frota,  todas modelo EMB-120 Brasília

Air Vias/Via Brasil - ao que tudo indica possuiu apenas um Boeing 727-200 operando por um curto espaço de tempo entre 1994 e 1995.

Alliance Jet - Empresa de transporte executivo do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, a empresa teria duas aeronaves de pequeno porte, um Falcon 2000 Easy EX e um Cessna CJ2, segundo o ministério Público a igreja poderia estar usando as aeronaves para retirar o dinheiro do dízimo da igreja do país.

ATA Brasil - ou Atlântico Transportes Aéreos fundada em 2001 a aeronave chegou a ter 4 Aeronaves, 1 727-200F e 3 737-200C um modelo um tanto curioso pois foi projetado para poder ser convertido entre cargueiro e transporte de passageiros convencionais.

Brasil Central - pouco encontrei sobre essa empresa, deu trabalho até mesmo para encontrar um aeronave para redesenhar a logomarca da empresa, as poucas informações que obtive foi sobre sua fundação em 1983 e a paralização das operações em 2003.

BRASMEX
- Outra empresa que não encontrei praticamente nada, nem mesmo os sites de informações menos confiáveis tinha algo sobre ela, o pouco que posso dizer é que a empresa pela foto em que redesenhei o logo tinha um DC-10 em sua frota e era apenas de operações cargueiras ao que tudo indica.

Condor Syndikat, Aéreos Condor e Syndicato Condor - esta companhia também não me deu grandes informações, tudo o que tenho é o que encontrei na wikipedia "A Condor Syndikat foi uma companhia aérea alemã, que deu origem à Lufthansa. No Brasil, em 1927, deu origem ao Syndicato Condor, que na época da Segunda Guerra Mundial passou a se chamar Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul." http://pt.wikipedia.org/wiki/Condor_Syndikat, acessado dia 20 de novembro de 2012 ás 01:43

Cruzeiro - como diz na rápida descrição do Sindicato Condor, ela foi transformada em Cruzeiro devido a segunda guerra mundial, foi adquirida pela direção da Varig, porém continuou com a pintura, em sua jornada obteve mais de 100 aeronaves, sendo 50 delas do modelo Douglas DC-3.

Flex Linhas Aereas - Também foi uma das pioneiras no Brasil, foi fundada em 1927, foi vendida a Varig se tornando a Nordeste Linhas Aéreas, coma falência da Varig encerrou as operações, chegou a iniciar voos em 2008, mas estes também foram finalizados em novembro de 2009

Fly - Operando principalmente o nordeste do país a empresa chegou a superar a Varig nos voos que saiam do Rio em direção a Recife, operava com aeronaves Boeing 727-200, chegou a passar por uma grande crise, porém se recuperou incrivelmente bem até o surgimento da GOL Linhas Aéreas com sua frota mais moderna levando a empresa a falência.

LAP / Linhas Aéreas Paulistas - fundada em 1943, que funcionou até 1951, quando foi comprada e incorporada ao Lóide Aéreo Nacional, a empresa chegou a ter 5 aeronaves Douglas DC3/C-47 entre 1946 e 1951, aeronaves provavelmente herdadas da segunda guerra Mundial.

Litorânea - A Litorânea foi uma companhia aérea brasileira com sede no nordeste no país na cidade de São Luís, no estado da Maranhão. Devido a sua pequena frota (um LET L-410) operou voos por cerca de 1 ano no mercado.

Lóide Aéreo Nacional - Lóide Aéreo Nacional S/A foi uma companhia aérea brasileira fundada em 1947. Operou até 1962 quando foi incorporada à VASP.

MTA - Master Top Airlines com uma frota totalmente cargueira a empresa chegou a ter três DC-30F e um A300B4 em sua frota, tinha como sede o aeroporto de Campinas, São Paulo.

Nordeste - Varig Nordeste criada em sociedade do Governo da Bahia, Transbrasil S.A. e VOTEC. Entrou os anos 80 colecionando acidentes aéreos com seus Embraer 110 Bandeirante e problemas entre os sócios, na década de 90 foi incorporada pela Riu Sul e posteriormente pela VARIG.
 
Panair - ou Panair do Brasil Nasceu como subsidiária de uma empresa norte-americana, a NYRBA (New York-Rio-Buenos Aires), em 1929. Incorporada pela Pan Am em 1930, teve seu nome modificado de Nyrba do Brasil para Panair do Brasil, em referência à empresa controladora (Pan American Airways). Encerrou as atividades em 1965, porém só foi fechada totalmente em 1968, quando algumas fontes dizem ter sido fechada devido ao governo ditatorial de castelo branco ter fortes ligações coma  VARIG.

Paraense - Empresa de pequeno porte sediada em Belém chegou a ter 35 aeronaves ao total de sua frota, porém colecionou um grande histórico de acidentes, operou até o governo trancar as operações e reencaminhar as aeronaves para a Varig.

PENTA - mais uma empresa que surgiu na década de 90, sediada na cidade de Santarém, Pará chegou a operar 14 aeronaves, sendo 2 Bombardier Dash 8-300, com sua frota reduzida em 2004 a empresa suspendeu as operações em dezembro do mesmo ano. ( não encontrei a logomarca da empresa, encontrei a penas uma aeronave usada pela empresa, tentei ser o mais fiél o possível, mas a qualidade da foto não deixava ver grandes detalhes).

Platinium Air - Esta empresa chegou a alcançar um médio porte, tendo em suas rotas um Boeing 727-200ER e um para cargas(727-200ER/F) e até mesmo um Boeing 757-200ER, tinha rotas para o norte e nordeste do Brasil, mas chegou a estudar novas rotas para Argentina( Buenos Aires e Córdoba).


Promodal Cargo - fundada em 2001 trabalhou no cenário de cargas, a empresa ingressou realizando acordo com a Beta Cargo. A Promodal  operava voos não regulares de carga entre os aeroportos de Manaus, Campinas e Guarulhos, sua frota era composto por um único  Douglas DC-8-71F recebido em 15 de dezembro de 2003, a qual hoje esta largada no aeroporto de Manaus.

Real Transportes Aéreos - ou Redes Estaduais Aéreas Ltda foi uma companhia aérea brasileira, fundada no ano de 1945 pelo empresário paulista Vicente Mammana Neto, e extinguida em 1961, quando foi absorvida pela Varig. Chegou a operar os lendários "L1049 Super H Constellation".

Rio Sul
- ou VARIG Rio Sul como também ficou conhecido surgiu da empresa de Taxi Aéreo Top Táxi Aéreo que se associou com a VARIG formando uma frota de 8 aeronaves que voavam nos céus de todo Brasil, com o tempo acabou adquirindo também a Varig Nordeste ou Nordeste Linhas Aéreas Regionais como também conhecida. Em 2002 e 2003 as operações da Rio Sul e da Nordeste foram fundidas com a Varig numa tentativa de melhorar a situação da empresa "mestra".


Sadia - A Sadia foi mais uma das antigas companhias brasileiras, operou inicialmente com os fantásticos DC-3 / C-47, posteriormente acabou adquirindo aviões mais modernos e foi uma das pioneiras na aquisição dos Embraer 120 Brasília, mais tarde a empresa foi incorporada/transformada na TransBrasil.

SAVG - ou o nome completo Sociedade Anônima Viação Aérea Gaúcha, foi fundada em 1946 na cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul.
A SAVAG disputava com a VARIG a maioria de suas rotas, o que despertou o interesse da Cruzeiro do Sul, que cedeu à empresa dois Douglas DC-3. O apoio de grandes empresas brasileiras à SAVAG acabou levando a VARIG a pressionar as autoridades aeronáuticas, o que, gradualmente, causou o cancelamento das linhas da SAVAG. Em 1º de janeiro de 1966, já bastante enfraquecida e operando apenas entre Porto Alegre e Curitiba, a empresa foi definitivamente absorvida pela Cruzeiro do Sul.

TABA - Surgiu após a venda da Lóide Aéreo Nacional para a VASP, foi fundada em 1976 com o nome Transportes Aéreos da Bacia Amazônica (TABA) e encerrada em 1999.

TAVAJ - Operava nos estados do Acre, Rondônia e Amazonas uma companhia aérea brasileira fundada em 1972 com nome de TAVAJ Táxi Aéreo Vale do Juruá, em 1994 após receber autorização para atuar como empresa regional mudou seu nome para TAVAJ Transportes Aéreos Regulares S.A, encerrou as operações em 2004 com apenas duas aeronaves Fokker 27 em serviço.

TCB - ou Transportes Charter do Brasil obteve uma aeronave DC-8 em 1997, logo começou a operar voos de carga não regulares entre os aeroportos de Guarulhos e Manaus, hoje as suas 3 aeronaves DC-8 obtidas ao longo da jornada já não ganham mais os céus, há fotos das aeronaves jogadas no aeroporto de Manaus.

TransBrasil - A Transbrasil foi uma das três maiores companhias aéreas brasileiras, fundada em 5 de janeiro de 1955 sob o nome inicial de Sadia S.A. Transportes Aéreos. A Transbrasil encerrou suas atividades no final de 2001. Ao longo de toda a jornada chegou a operar mais de 115 aeronaves, entre elas nove Boeing 707.

VARIG - esta sim uma das mais polêmicas empresas aéreas do Brasil, responsável pela falência e incorporação de tantas outras empresas até hoje tem processos tramitando na justiça Brasileira, foi talvez a maior companhia Aérea que o país já teve, que provavelmente até hoje ainda não foi superada principalmente quando se fala de voos internacionais, foi fundada em 7 de maio de 1927 na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul com o nome de Viação Aérea Rio Grandense (VARIG) obteve diversos recordes ao longo dos anos que serviu a população Brasileira, operou quase 500 aeronaves, entre elas os gigantes DC-10, MD-11, 747-400 e os 777-200(quase todos transformados em cargueiros ao serem remanejados para outras empresas após a falencia) a empresa embora tenha recebido a falência oficialmente somente em 2010 ainda tem um processo na justiça contra o governo devido a manobra do congelamento das passagens que ocorreram entre 1980 e 1990.

VOTEC - foi uma companhia aérea brasileira executiva, que operava com aeronaves Embraer EMB 110, Fokker 27-200 e Douglas DC 3 operando nas regiões norte e centro-oeste. Foi adquirida pela TAM Linhas Aéreas em 1986 e renomeada para BRC Brasil Central.

Algumas empresas não constam na lista pois não foram incorporadas e não tem a falencia declarada judicialmente, como é o caso da VASP, TEAM, NOAR, BRA e BETA entre outras.

Obviamente não foi possivel listar todas as empresas aéreas brasileiras, no momento estou procurando fontes que indiquem outras empresas para fazer uma lista mais completa e mais significativa futuramente.

Boeing 747 A História desde o começo


Bom Pessoal, abaixo vou deixar um vídeo com um documentário que conta a história não só do Boeing 747 que revolucionou de forma incrível a aviaça, mas também aborda o contexto da época, a expansão da empresa, as aeronaves que se utilizavam. já ví várias vezes, quem é amante da aviação e nunca viu, sem dúvida é uma ótima oportunidade.




Azul + Trip

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Trip linhas Aéreas anunciaram uma acordo de associação em maio de 2012, a fim de criar a terceira maior companhia aérea do país. Se aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade) e Agência Nacional de Aviação Civíl (Anac), as empresas passarão a operar sob a marca Azul. Essa associação resultará em uma das companhias aéreas mais competitivas do País, somando 115 aeronaves, cerca de 840 voos diários, 100 destinos servidos e mais de 15% de market-share. A qualidade dos serviços de ambas as companhias já foram atestados por inúmeros prêmios, nacionais e internacionais. Entre eles, Azul e Trip foram eleitas pela Skytrax World Airline Awards 2012 como bicampeãs nas categorias Melhor companhia aérea low-cost da América Latina. e Melhor Companhia Aérea regional da América do Sul, respectivamente. Ainda, a Azul foi consagrada pelo segundo ano consecutivo como a Melhor Empresa Aérea do Brasil? pela publicação Viagem e Turismo.

Foto: voeazul.com.br

Gol Linhas Aereas

Gol preparou uma pintura especial para o 737-800 Next Generation(PR-GIT), a aeronave deverá fazer voos para Miame, Florida. na pintura especial  a cor predomintante da aeronave é laranja e conta com o símbolo do "Smiles" programa de milhas da empresa.
Segundo a agencia de imprensa da Gol a aeronave recebeu a pintura em 10 dias, Centro de Manutenção de Aeronaves em Minas Gerais(Confins),  o primeiro voo após a pintura da aeronave foi para o aeroporto de Guarulhos.

foto: www.airliners.net

Você Sabia ?

Que em 1995 a TAM recebeu o prêmio da Air Transport World como Melhor Companhia Aérea Regional do mundo.

Principais Desastres com aeronaves Airbus 1990-2010


14 de fevereiro de 1990 | Índia
A aeronave (A-320) da companhia Indian Airlines partiu de Bombay as 11:58(horário local) com destino a Bangalore, após a aeronave ter a autorização para o inicia de aproximação visual com a pista 09, o avião teria então tocado o solo em velocidade bastante acima do indicado, após a aeronave derrapar na pista acabou se chocando com um barranco. segundo a perícia a culpa teria sido do Piloto e do copiloto por não terem observado a descida muito íngreme, o que levou o "Auto-Flight system"(recurso do piloto-automático) a acionar as turbinas. o acidente acabou com a morte dos 90 ocupantes.
Foto: aviation-safety.net


20 de janeiro de 1992 | França
Vôo 148, comandado pelo capitão Christian Hecquet e primeiro oficial Joël Cherubin, decolou Satolas Airport (hoje em dia conhecido por Aeroporto de Lyon-Saint Exupéry), segundo o plano de voo a aeronave deveria seguir em DME VOR para a pista 05 em Estrasburgo, mas acabou colidindo com uma montanha(87 mortes) as 18:20:33 UTC. Porém mais uma vez tudo indica que os problemas não eram da aeronave, mas sim por parte da empresa, que segundo fontes orientavam que seus pilotos voassem abaixo de 10mil pés na velocidade de 350nós, o que segundo as leia atualmente não podem passar de 250nós. A empresa daria estas orientações aos seus pilotos devido a alta concorrência enfrentada por outras empresas. As aeronaves também não estavam equipadas com dispositivos que alertam a proximidade com o solo (GPWS).
Foto: Wikipedia
Foto: www.tailstrike.com


31 de julho de 1992 | Nepal
Um A310-304 com registro HS-TID da empresa “Thai Airways International” decolou de Don Mueang (10h30min horário local), após sair do espaço aéreo Tailandês, ao chegar na etapa de aproximação uma combinação de controlador inexperiente e uma falha na aeronave fizeram com que o piloto arremetesse, o que levou a aeronave se chocar contra uma montanha durante a manobra. mais uma vez a perícia acusa principalmente o controlador e o piloto por serem responsáveis pelo acidente, o qual resultou na morte de 113 pessoas.
Foto: www.airliners.net
14 de Setembro de 1993 | Polônia
O Airbus A320-200 da empresa alemã Lufthansa com matrículas D-AIPN, se aproximavam da pista 11 do aeroporto de Varsóvia, na Polônia, os pilotos foram alertados pela torre da presença de windshear(O que é windshear ?) próximo ao aeroporto, a aeronave tocou a pista com o trem de pouso dianteiro a penas cerca de 750 a 800 metros de pista já percorrida, o trem de pouso direito veio a tocar o solo em 1525metros percorridos, a aeronave com dispositivos de freios automáticos que atuam junto dos spoilers teve os freios acionados apenas após o trem de pouso esquerdo tocar no solo.
Os pilotos ao verem a aeronave se aproximando do final da pista desviaram o curso estando ainda a cerca de  130Km/h (+/- 72 Knots), a aeronave percorreu 90 metros antes de se chocar com um dique, o que resultou em um incêndio, embora todos os problemas houveram a penas duas mortes, e 68 feridos dos 70 que estavam a bordo.
Foto: aviation-safety.net
Foto: Wikipedia


23 de março de 1994 | Sibéria
O voo Aeroflot 593 decolou do Aeroporto Internacional Sheremetyevo, em Moscou com destino com rota para o Aeroporto Internacional Kai Tak, em Hong Kong, segundo as informações adquiridas pela perícia havia crianças na cabine, devido a ser uma viajem com poucos passageiros o comandante teria deixado um dos seus filhos sentarem no lugar do Piloto, a criança ao "brincar" de levar o manche para a direita e para a esquerda acionou o desligamento do piloto automático, o levou a aeronave a se chocar com uma montanha não restando nenhum sobrevivente do Aeroflot Flight 593 Matrícula F-OGQS.
Foto: Wikipedia
Foto: airdisaster.com

26 de abril de 1994 | Japão
China Airlines voo 140, tendo decolado de Taipei(Taiwan) e com rota para Nagoya(Japão) toda a tripulação fazia a penas mais um voo de rotina, porém um ato mal calculado do Primeiro Oficial colocou todos em risco, quando a aeronave preparava-se para pousar na pista 34(operando por ILS) o Primeiro oficial acionou o botão de "Go-around" ( também conhecido como TO/GA) o que eleva a potencia dos motores  para que a aeronave decole(O oposto do que estavam tentando fazer) o piloto e o copiloto tentaram reverter a situação puxando novamente os manetes para a posição de desacelerar, porém os computadores da aeronave com TO/GA ativado continuaram a manobra para "decolar" o avião, a aeronave acabou caindo e pegando fogo pois a aeronave tinha combustível também voltar para Taipei.
Foto: jetphotos.net
www.http://planecrashinfo.com



30 de junho 1994 | França
Voo 129 "Airbus Industrie" a aeronave A330-300 caiu no final da pista do aeroporto de Toulouse em 1994(30 de junho), a aeronave estava sendo submetida a testes de desempenho, porém ao contrário do que se imagina o A330 só veio a ter outra fatalidade em 2009 com o acidente do voo Air France 447.
Foto: aviation-safety.net


31 de Março de 1995 | Romênia
Airbus A310-324 da empresa aérea Tarom decolou do aeroporto "Otopeni International Airport" com destino a "Brussel-Zaventem Airport", logo após a decolagem a aeronave acabou se chocando com o solo, as duas razões principais são indicadas: o primeiro acelerador do motor de estibordo preso, permanecendo em empuxo de decolagem, enquanto o outro motor reduzida lentamente para a marcha lenta, criando uma condição de empuxo assimétrico que finalmente causou a aeronave para "rolar e cair". Em segundo lugar, o grupo não conseguiu responder ao impulso assimetria. O capitão não disse nada sobre a gravação de vôo durante a emergência e concluiu-se que ele era ou incapacitado ou não estava em seu assento.
Foto: aviation-safety.net
31 de março de 1995 | Indonésia
Voo 152 da empresa Garuda Indonesia, o voo era uma rota regular de passageiros a aeronave se chocou contra uma floresta cerca de 30 Quilômetros de Medan, o seu destino. Mais uma vez as investigações apontam para erro humano as causas do acidente, infelizmente todas as 222 pessoas (passageiros e tripulação) não resistiram ao impacto do Airbus A300B4-220 registro PK-GAI.
http://aviation-safety.net

Foto: www.airdisaster.com


16 de fevereiro de 1998. | Taiwan
O Airbus A300-622R, registrado B-1814, estava a caminho do aeroporto Ngurah Rai, em Bali, na Indonésia para Taipei, Taiwan. O tempo chuvoso e um forte nevoeiro encobriam "Chiang Kai-shek International Airport", a aeronave realizava aproximação com a pista quando o piloto declarou aproximação perdida, os pilotos foram então autorizados a pousarem na pista 05L, o piloto automático acabou sendo desligado e os pilotos tentaram realizar a manobra de Go-Around manualmente, o jato ganhou a inclinação de 40º o que reduziu a velocidade ao ponto que a aeronave veio a cair em um bairro habitado próximo. Com 202 mortes, este foi o pior desastre aéreo de 1998 até Swissair Voo 111 caiu ao largo da costa leste do Canadá menos de sete meses depois.
Foto: aviation-safety.net

Foto: hflight.net


11 de Dezembro de 1998 | Tailandia
Thai Airways International voo 261, um voo de passageiros programado para sair de Bangkok, Thailand e tinha como destino Surat Thani, Thailand. o voo no dia 11 de dezembro de 1998 estava sendo operado por um Airbus A310-300, registro HS-TIA. Devido as más condições climáticas o piloto chegou a realizar 2 go-around devido a aproximações perdidas, a aeronave acabou se chocando com o solo, 45 dos 146 que estavam a bordo sobreviveram ao acidente.
Foto: aviation-safety.net
Foto: desastresaereos.net

31 de janeiro de 2000 | Costa do Marfim
Kenya Airways voo 431, o voo programado para decolar de Abidjan–Lagos–Nairobi, a aeronave caio no mar logo após a decolagem, foi o primeiro acidente da Kenya Airways, dos 179 a bordo 10 saíram feridos, e resistiram ao acidente. As investigações apontaram a que principal causa do acidente com o Airbus A310-304 registro 5Y-BEN foi a alarme de Stall ter tocado logo após a decolagem, o piloto então teria diminuindo o angulo de subida da aeronave, após algum tempo os alarmes de overspeed(velocidade acima do limite) tocaram, o alarme de proximidade do solo não tocou pois o alarme de alta velocidade tomou maior prioridade, o piloto tentou inclinar a aeronave novamente mas logo ela veia a se chocar com o mar.
Foto: jetphotos.net

23 de agosto de 2000 | Golfo
Era 23 de agosto de 2000 quando o voo da Gulf Air voo 072 caio no mar do Golfo após ter pego fogo em um dos motores, a aeronave caio a 5 Quilômetros do aeroporto "Bahrain International Airport", onde já realizava a aproximação, as principais causas apontadas pelas investigações foram erro do Piloto e desorientação espacial o que teria levado o Airbus A320-212(A4O-EK) se chocar com o mar. 
Foto: http://aviation-safety.net



12 de novembro de 2001 | Estados Unidos
American Airlines voo 587 voo regular de passageiros entre o aeroporto "John F. Kennedy International" em New York City e a cidade de "Santo Domingo's Las Américas International Airport" na Republica Dominicana, o voo operado com um Airbus A300B4-605R, a aeronave caio proximo ao Queens, a causa do acidente segunda a investigação foi pro conta de uma esteira de turbulencia deixada por um 747-400 da Japan Airlines, o fator principal apontado pelas investigações foi o uso execivo dos lemes, o que levou a aeronave a perder o leme. Devido ao pouco tempo após o 11 de setembro as autoridades norte americanas primeiramente levantaram a possibilidade de este desastre ser mais um "ataque terrorista", porém a perícia mais tarde descartou as possibilidades de um novo ataque.


9 Julho 2006 | Sibéria
A aeronave Airbus A310-300 registrada como F-OGYP fazia mais um voo de Moscou para Irkutsk, Sibéria. a aeronave se chocou fortemente contra a pista as 07:44 no horário local, após colidir com a pista a aeronave ainda bateu contra a barreira de concreto e logo pegou fogo, ainda assim 79 dos 203 que estavam a bordo sobreviveram. a principal causa levantada pelas investigações foi o tempo de uso da aeronave a qual havia sido entregue em 1987 para a PanAm, após a falência da PanAm a aeronave foi remanejada para a Delta em 1991 depois então começou a  servir a S7, quando acidentada a aeronave já possuía 12.550 ciclos(pousos e decolagens) acumulando cerca de 52.000 horas de voo.
Foto: http://jetphotos.net

17 de julho de 2007 | Brasil
Voo 3054 da empresa Brasileira TAM Linhas Aereas, o voo programado era entra Porto Alegre e São Paulo, uma combinação entre mau tempo, aeroporto mal equipado para o clima e aeronave com problemas nos manetes fizeram com que a aeronave se chocasse com o prédio da própria empresa proximo a cabeceira da pista, a aeronave usada era um Airbus A320-233 com Matrícula PR-MBK, o acidente causou a morte dos 199 que estavam a bordo e o ferimento de 13 pessoas que estavam próximas da zona de colisão.
Foto: www.airdisaster.com
Foto: aviation-safety.net

1º de Junho de 2009 | Oceano Atlântico
Um Airbus A330-203(F-GZCP) da empresa Francesa Air France fazia mais um voo de rotina entre Rio de Janeiro e Paris, França. Infelizmente a viajem de aproximadamente 11 horas foi interrompida quando sobrevoava o oceano Atlântico, as principais causas apontadas como causadores da queda da aeronave são falha técnica e erro Humano.

Foto: aviation-safety.net
Foto: aviation-safety.net
Foto: aviation-safety.net
Relatório oficial

30 de junho de 2009 | Oceano Índico
O avião, um Airbus A310-342, matrícula 7O-ADJ da empresa Yemenia realizava um voo entre Marselha e Moroni capital de Comores, chocou-se contra a água do Oceano Índico por volta das 2h30min (hora local), devido a causas ainda desconhecidas. A queda na água ocorreu a poucas milhas do aeroporto da capital de Ilhas Comores. Um oficial não-identificado das Nações Unidas locado no aeroporto afirmou que a torre de controle recebeu uma notificação de que a aeronave estava iniciando as manobras para a aterrissagem antes de perder contato. 
Foto: Wikipedia
12 de maio de 2010 | Líbia

O voo Afriqiyah Airways 771 foi um voo regular de passageiros, caiu no dia 12 de maio de 2010 por volta das 6:10, hora local um pouco antes de pousar no Aeroporto Internacional de Trípoli, na Líbia. a A aeronave acidentada era um Airbus A330-200, de matrícula 5A-ONG.
Foto: aviation-safety.net

Foto: www.avherald.com

Referencias:
www.aviation-safety.net
www.airdisaster.com
www.planecrashinfo.com
www.en.wikipedia.org
215x250

Seguidores

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Clique no link para saber mais sobre os direitos autorais das obras do Blog, se você esta interessado entre em contato via e-mail. Saber mais sobre os Direitos Autorais

Siga-nos


Participe