Direitos Autorais PISTA 08

Ai estão as logomarcas de quase todas as empresas aéreas que já nasceram e desapareceram no nosso país, abaixo segue a lista com os nomes seguindo a ordem alfabética(conforme na imagem da esquerda para direita).
   

Aerolloyd Iguassu S.A - sede em Curitiba, devido a época da empresa não consegui localizar nem mesmo imagens de alguma aeronave para que assim eu pudesse redesenhar a logomarca(como fiz em 95% das que estão na imagem)

Air Minas - sede em Belo Horizonte, chegou a ter seis aeronaves em sua frota,  todas modelo EMB-120 Brasília

Air Vias/Via Brasil - ao que tudo indica possuiu apenas um Boeing 727-200 operando por um curto espaço de tempo entre 1994 e 1995.

Alliance Jet - Empresa de transporte executivo do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, a empresa teria duas aeronaves de pequeno porte, um Falcon 2000 Easy EX e um Cessna CJ2, segundo o ministério Público a igreja poderia estar usando as aeronaves para retirar o dinheiro do dízimo da igreja do país.

ATA Brasil - ou Atlântico Transportes Aéreos fundada em 2001 a aeronave chegou a ter 4 Aeronaves, 1 727-200F e 3 737-200C um modelo um tanto curioso pois foi projetado para poder ser convertido entre cargueiro e transporte de passageiros convencionais.

Brasil Central - pouco encontrei sobre essa empresa, deu trabalho até mesmo para encontrar um aeronave para redesenhar a logomarca da empresa, as poucas informações que obtive foi sobre sua fundação em 1983 e a paralização das operações em 2003.

BRASMEX
- Outra empresa que não encontrei praticamente nada, nem mesmo os sites de informações menos confiáveis tinha algo sobre ela, o pouco que posso dizer é que a empresa pela foto em que redesenhei o logo tinha um DC-10 em sua frota e era apenas de operações cargueiras ao que tudo indica.

Condor Syndikat, Aéreos Condor e Syndicato Condor - esta companhia também não me deu grandes informações, tudo o que tenho é o que encontrei na wikipedia "A Condor Syndikat foi uma companhia aérea alemã, que deu origem à Lufthansa. No Brasil, em 1927, deu origem ao Syndicato Condor, que na época da Segunda Guerra Mundial passou a se chamar Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul." http://pt.wikipedia.org/wiki/Condor_Syndikat, acessado dia 20 de novembro de 2012 ás 01:43

Cruzeiro - como diz na rápida descrição do Sindicato Condor, ela foi transformada em Cruzeiro devido a segunda guerra mundial, foi adquirida pela direção da Varig, porém continuou com a pintura, em sua jornada obteve mais de 100 aeronaves, sendo 50 delas do modelo Douglas DC-3.

Flex Linhas Aereas - Também foi uma das pioneiras no Brasil, foi fundada em 1927, foi vendida a Varig se tornando a Nordeste Linhas Aéreas, coma falência da Varig encerrou as operações, chegou a iniciar voos em 2008, mas estes também foram finalizados em novembro de 2009

Fly - Operando principalmente o nordeste do país a empresa chegou a superar a Varig nos voos que saiam do Rio em direção a Recife, operava com aeronaves Boeing 727-200, chegou a passar por uma grande crise, porém se recuperou incrivelmente bem até o surgimento da GOL Linhas Aéreas com sua frota mais moderna levando a empresa a falência.

LAP / Linhas Aéreas Paulistas - fundada em 1943, que funcionou até 1951, quando foi comprada e incorporada ao Lóide Aéreo Nacional, a empresa chegou a ter 5 aeronaves Douglas DC3/C-47 entre 1946 e 1951, aeronaves provavelmente herdadas da segunda guerra Mundial.

Litorânea - A Litorânea foi uma companhia aérea brasileira com sede no nordeste no país na cidade de São Luís, no estado da Maranhão. Devido a sua pequena frota (um LET L-410) operou voos por cerca de 1 ano no mercado.

Lóide Aéreo Nacional - Lóide Aéreo Nacional S/A foi uma companhia aérea brasileira fundada em 1947. Operou até 1962 quando foi incorporada à VASP.

MTA - Master Top Airlines com uma frota totalmente cargueira a empresa chegou a ter três DC-30F e um A300B4 em sua frota, tinha como sede o aeroporto de Campinas, São Paulo.

Nordeste - Varig Nordeste criada em sociedade do Governo da Bahia, Transbrasil S.A. e VOTEC. Entrou os anos 80 colecionando acidentes aéreos com seus Embraer 110 Bandeirante e problemas entre os sócios, na década de 90 foi incorporada pela Riu Sul e posteriormente pela VARIG.
 
Panair - ou Panair do Brasil Nasceu como subsidiária de uma empresa norte-americana, a NYRBA (New York-Rio-Buenos Aires), em 1929. Incorporada pela Pan Am em 1930, teve seu nome modificado de Nyrba do Brasil para Panair do Brasil, em referência à empresa controladora (Pan American Airways). Encerrou as atividades em 1965, porém só foi fechada totalmente em 1968, quando algumas fontes dizem ter sido fechada devido ao governo ditatorial de castelo branco ter fortes ligações coma  VARIG.

Paraense - Empresa de pequeno porte sediada em Belém chegou a ter 35 aeronaves ao total de sua frota, porém colecionou um grande histórico de acidentes, operou até o governo trancar as operações e reencaminhar as aeronaves para a Varig.

PENTA - mais uma empresa que surgiu na década de 90, sediada na cidade de Santarém, Pará chegou a operar 14 aeronaves, sendo 2 Bombardier Dash 8-300, com sua frota reduzida em 2004 a empresa suspendeu as operações em dezembro do mesmo ano. ( não encontrei a logomarca da empresa, encontrei a penas uma aeronave usada pela empresa, tentei ser o mais fiél o possível, mas a qualidade da foto não deixava ver grandes detalhes).

Platinium Air - Esta empresa chegou a alcançar um médio porte, tendo em suas rotas um Boeing 727-200ER e um para cargas(727-200ER/F) e até mesmo um Boeing 757-200ER, tinha rotas para o norte e nordeste do Brasil, mas chegou a estudar novas rotas para Argentina( Buenos Aires e Córdoba).


Promodal Cargo - fundada em 2001 trabalhou no cenário de cargas, a empresa ingressou realizando acordo com a Beta Cargo. A Promodal  operava voos não regulares de carga entre os aeroportos de Manaus, Campinas e Guarulhos, sua frota era composto por um único  Douglas DC-8-71F recebido em 15 de dezembro de 2003, a qual hoje esta largada no aeroporto de Manaus.

Real Transportes Aéreos - ou Redes Estaduais Aéreas Ltda foi uma companhia aérea brasileira, fundada no ano de 1945 pelo empresário paulista Vicente Mammana Neto, e extinguida em 1961, quando foi absorvida pela Varig. Chegou a operar os lendários "L1049 Super H Constellation".

Rio Sul
- ou VARIG Rio Sul como também ficou conhecido surgiu da empresa de Taxi Aéreo Top Táxi Aéreo que se associou com a VARIG formando uma frota de 8 aeronaves que voavam nos céus de todo Brasil, com o tempo acabou adquirindo também a Varig Nordeste ou Nordeste Linhas Aéreas Regionais como também conhecida. Em 2002 e 2003 as operações da Rio Sul e da Nordeste foram fundidas com a Varig numa tentativa de melhorar a situação da empresa "mestra".


Sadia - A Sadia foi mais uma das antigas companhias brasileiras, operou inicialmente com os fantásticos DC-3 / C-47, posteriormente acabou adquirindo aviões mais modernos e foi uma das pioneiras na aquisição dos Embraer 120 Brasília, mais tarde a empresa foi incorporada/transformada na TransBrasil.

SAVG - ou o nome completo Sociedade Anônima Viação Aérea Gaúcha, foi fundada em 1946 na cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul.
A SAVAG disputava com a VARIG a maioria de suas rotas, o que despertou o interesse da Cruzeiro do Sul, que cedeu à empresa dois Douglas DC-3. O apoio de grandes empresas brasileiras à SAVAG acabou levando a VARIG a pressionar as autoridades aeronáuticas, o que, gradualmente, causou o cancelamento das linhas da SAVAG. Em 1º de janeiro de 1966, já bastante enfraquecida e operando apenas entre Porto Alegre e Curitiba, a empresa foi definitivamente absorvida pela Cruzeiro do Sul.

TABA - Surgiu após a venda da Lóide Aéreo Nacional para a VASP, foi fundada em 1976 com o nome Transportes Aéreos da Bacia Amazônica (TABA) e encerrada em 1999.

TAVAJ - Operava nos estados do Acre, Rondônia e Amazonas uma companhia aérea brasileira fundada em 1972 com nome de TAVAJ Táxi Aéreo Vale do Juruá, em 1994 após receber autorização para atuar como empresa regional mudou seu nome para TAVAJ Transportes Aéreos Regulares S.A, encerrou as operações em 2004 com apenas duas aeronaves Fokker 27 em serviço.

TCB - ou Transportes Charter do Brasil obteve uma aeronave DC-8 em 1997, logo começou a operar voos de carga não regulares entre os aeroportos de Guarulhos e Manaus, hoje as suas 3 aeronaves DC-8 obtidas ao longo da jornada já não ganham mais os céus, há fotos das aeronaves jogadas no aeroporto de Manaus.

TransBrasil - A Transbrasil foi uma das três maiores companhias aéreas brasileiras, fundada em 5 de janeiro de 1955 sob o nome inicial de Sadia S.A. Transportes Aéreos. A Transbrasil encerrou suas atividades no final de 2001. Ao longo de toda a jornada chegou a operar mais de 115 aeronaves, entre elas nove Boeing 707.

VARIG - esta sim uma das mais polêmicas empresas aéreas do Brasil, responsável pela falência e incorporação de tantas outras empresas até hoje tem processos tramitando na justiça Brasileira, foi talvez a maior companhia Aérea que o país já teve, que provavelmente até hoje ainda não foi superada principalmente quando se fala de voos internacionais, foi fundada em 7 de maio de 1927 na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul com o nome de Viação Aérea Rio Grandense (VARIG) obteve diversos recordes ao longo dos anos que serviu a população Brasileira, operou quase 500 aeronaves, entre elas os gigantes DC-10, MD-11, 747-400 e os 777-200(quase todos transformados em cargueiros ao serem remanejados para outras empresas após a falencia) a empresa embora tenha recebido a falência oficialmente somente em 2010 ainda tem um processo na justiça contra o governo devido a manobra do congelamento das passagens que ocorreram entre 1980 e 1990.

VOTEC - foi uma companhia aérea brasileira executiva, que operava com aeronaves Embraer EMB 110, Fokker 27-200 e Douglas DC 3 operando nas regiões norte e centro-oeste. Foi adquirida pela TAM Linhas Aéreas em 1986 e renomeada para BRC Brasil Central.

Algumas empresas não constam na lista pois não foram incorporadas e não tem a falencia declarada judicialmente, como é o caso da VASP, TEAM, NOAR, BRA e BETA entre outras.

Obviamente não foi possivel listar todas as empresas aéreas brasileiras, no momento estou procurando fontes que indiquem outras empresas para fazer uma lista mais completa e mais significativa futuramente.