14 de fevereiro de 1990 | Índia
A aeronave (A-320) da companhia Indian Airlines partiu de Bombay as 11:58(horário local) com destino a Bangalore, após a aeronave ter a autorização para o inicia de aproximação visual com a pista 09, o avião teria então tocado o solo em velocidade bastante acima do indicado, após a aeronave derrapar na pista acabou se chocando com um barranco. segundo a perícia a culpa teria sido do Piloto e do copiloto por não terem observado a descida muito íngreme, o que levou o "Auto-Flight system"(recurso do piloto-automático) a acionar as turbinas. o acidente acabou com a morte dos 90 ocupantes.
Foto: aviation-safety.net


20 de janeiro de 1992 | França
Vôo 148, comandado pelo capitão Christian Hecquet e primeiro oficial Joël Cherubin, decolou Satolas Airport (hoje em dia conhecido por Aeroporto de Lyon-Saint Exupéry), segundo o plano de voo a aeronave deveria seguir em DME VOR para a pista 05 em Estrasburgo, mas acabou colidindo com uma montanha(87 mortes) as 18:20:33 UTC. Porém mais uma vez tudo indica que os problemas não eram da aeronave, mas sim por parte da empresa, que segundo fontes orientavam que seus pilotos voassem abaixo de 10mil pés na velocidade de 350nós, o que segundo as leia atualmente não podem passar de 250nós. A empresa daria estas orientações aos seus pilotos devido a alta concorrência enfrentada por outras empresas. As aeronaves também não estavam equipadas com dispositivos que alertam a proximidade com o solo (GPWS).
Foto: Wikipedia
Foto: www.tailstrike.com


31 de julho de 1992 | Nepal
Um A310-304 com registro HS-TID da empresa “Thai Airways International” decolou de Don Mueang (10h30min horário local), após sair do espaço aéreo Tailandês, ao chegar na etapa de aproximação uma combinação de controlador inexperiente e uma falha na aeronave fizeram com que o piloto arremetesse, o que levou a aeronave se chocar contra uma montanha durante a manobra. mais uma vez a perícia acusa principalmente o controlador e o piloto por serem responsáveis pelo acidente, o qual resultou na morte de 113 pessoas.
Foto: www.airliners.net
14 de Setembro de 1993 | Polônia
O Airbus A320-200 da empresa alemã Lufthansa com matrículas D-AIPN, se aproximavam da pista 11 do aeroporto de Varsóvia, na Polônia, os pilotos foram alertados pela torre da presença de windshear(O que é windshear ?) próximo ao aeroporto, a aeronave tocou a pista com o trem de pouso dianteiro a penas cerca de 750 a 800 metros de pista já percorrida, o trem de pouso direito veio a tocar o solo em 1525metros percorridos, a aeronave com dispositivos de freios automáticos que atuam junto dos spoilers teve os freios acionados apenas após o trem de pouso esquerdo tocar no solo.
Os pilotos ao verem a aeronave se aproximando do final da pista desviaram o curso estando ainda a cerca de  130Km/h (+/- 72 Knots), a aeronave percorreu 90 metros antes de se chocar com um dique, o que resultou em um incêndio, embora todos os problemas houveram a penas duas mortes, e 68 feridos dos 70 que estavam a bordo.
Foto: aviation-safety.net
Foto: Wikipedia


23 de março de 1994 | Sibéria
O voo Aeroflot 593 decolou do Aeroporto Internacional Sheremetyevo, em Moscou com destino com rota para o Aeroporto Internacional Kai Tak, em Hong Kong, segundo as informações adquiridas pela perícia havia crianças na cabine, devido a ser uma viajem com poucos passageiros o comandante teria deixado um dos seus filhos sentarem no lugar do Piloto, a criança ao "brincar" de levar o manche para a direita e para a esquerda acionou o desligamento do piloto automático, o levou a aeronave a se chocar com uma montanha não restando nenhum sobrevivente do Aeroflot Flight 593 Matrícula F-OGQS.
Foto: Wikipedia
Foto: airdisaster.com

26 de abril de 1994 | Japão
China Airlines voo 140, tendo decolado de Taipei(Taiwan) e com rota para Nagoya(Japão) toda a tripulação fazia a penas mais um voo de rotina, porém um ato mal calculado do Primeiro Oficial colocou todos em risco, quando a aeronave preparava-se para pousar na pista 34(operando por ILS) o Primeiro oficial acionou o botão de "Go-around" ( também conhecido como TO/GA) o que eleva a potencia dos motores  para que a aeronave decole(O oposto do que estavam tentando fazer) o piloto e o copiloto tentaram reverter a situação puxando novamente os manetes para a posição de desacelerar, porém os computadores da aeronave com TO/GA ativado continuaram a manobra para "decolar" o avião, a aeronave acabou caindo e pegando fogo pois a aeronave tinha combustível também voltar para Taipei.
Foto: jetphotos.net
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30 de junho 1994 | França
Voo 129 "Airbus Industrie" a aeronave A330-300 caiu no final da pista do aeroporto de Toulouse em 1994(30 de junho), a aeronave estava sendo submetida a testes de desempenho, porém ao contrário do que se imagina o A330 só veio a ter outra fatalidade em 2009 com o acidente do voo Air France 447.
Foto: aviation-safety.net


31 de Março de 1995 | Romênia
Airbus A310-324 da empresa aérea Tarom decolou do aeroporto "Otopeni International Airport" com destino a "Brussel-Zaventem Airport", logo após a decolagem a aeronave acabou se chocando com o solo, as duas razões principais são indicadas: o primeiro acelerador do motor de estibordo preso, permanecendo em empuxo de decolagem, enquanto o outro motor reduzida lentamente para a marcha lenta, criando uma condição de empuxo assimétrico que finalmente causou a aeronave para "rolar e cair". Em segundo lugar, o grupo não conseguiu responder ao impulso assimetria. O capitão não disse nada sobre a gravação de vôo durante a emergência e concluiu-se que ele era ou incapacitado ou não estava em seu assento.
Foto: aviation-safety.net
31 de março de 1995 | Indonésia
Voo 152 da empresa Garuda Indonesia, o voo era uma rota regular de passageiros a aeronave se chocou contra uma floresta cerca de 30 Quilômetros de Medan, o seu destino. Mais uma vez as investigações apontam para erro humano as causas do acidente, infelizmente todas as 222 pessoas (passageiros e tripulação) não resistiram ao impacto do Airbus A300B4-220 registro PK-GAI.
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16 de fevereiro de 1998. | Taiwan
O Airbus A300-622R, registrado B-1814, estava a caminho do aeroporto Ngurah Rai, em Bali, na Indonésia para Taipei, Taiwan. O tempo chuvoso e um forte nevoeiro encobriam "Chiang Kai-shek International Airport", a aeronave realizava aproximação com a pista quando o piloto declarou aproximação perdida, os pilotos foram então autorizados a pousarem na pista 05L, o piloto automático acabou sendo desligado e os pilotos tentaram realizar a manobra de Go-Around manualmente, o jato ganhou a inclinação de 40º o que reduziu a velocidade ao ponto que a aeronave veio a cair em um bairro habitado próximo. Com 202 mortes, este foi o pior desastre aéreo de 1998 até Swissair Voo 111 caiu ao largo da costa leste do Canadá menos de sete meses depois.
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11 de Dezembro de 1998 | Tailandia
Thai Airways International voo 261, um voo de passageiros programado para sair de Bangkok, Thailand e tinha como destino Surat Thani, Thailand. o voo no dia 11 de dezembro de 1998 estava sendo operado por um Airbus A310-300, registro HS-TIA. Devido as más condições climáticas o piloto chegou a realizar 2 go-around devido a aproximações perdidas, a aeronave acabou se chocando com o solo, 45 dos 146 que estavam a bordo sobreviveram ao acidente.
Foto: aviation-safety.net
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31 de janeiro de 2000 | Costa do Marfim
Kenya Airways voo 431, o voo programado para decolar de Abidjan–Lagos–Nairobi, a aeronave caio no mar logo após a decolagem, foi o primeiro acidente da Kenya Airways, dos 179 a bordo 10 saíram feridos, e resistiram ao acidente. As investigações apontaram a que principal causa do acidente com o Airbus A310-304 registro 5Y-BEN foi a alarme de Stall ter tocado logo após a decolagem, o piloto então teria diminuindo o angulo de subida da aeronave, após algum tempo os alarmes de overspeed(velocidade acima do limite) tocaram, o alarme de proximidade do solo não tocou pois o alarme de alta velocidade tomou maior prioridade, o piloto tentou inclinar a aeronave novamente mas logo ela veia a se chocar com o mar.
Foto: jetphotos.net

23 de agosto de 2000 | Golfo
Era 23 de agosto de 2000 quando o voo da Gulf Air voo 072 caio no mar do Golfo após ter pego fogo em um dos motores, a aeronave caio a 5 Quilômetros do aeroporto "Bahrain International Airport", onde já realizava a aproximação, as principais causas apontadas pelas investigações foram erro do Piloto e desorientação espacial o que teria levado o Airbus A320-212(A4O-EK) se chocar com o mar. 
Foto: http://aviation-safety.net



12 de novembro de 2001 | Estados Unidos
American Airlines voo 587 voo regular de passageiros entre o aeroporto "John F. Kennedy International" em New York City e a cidade de "Santo Domingo's Las Américas International Airport" na Republica Dominicana, o voo operado com um Airbus A300B4-605R, a aeronave caio proximo ao Queens, a causa do acidente segunda a investigação foi pro conta de uma esteira de turbulencia deixada por um 747-400 da Japan Airlines, o fator principal apontado pelas investigações foi o uso execivo dos lemes, o que levou a aeronave a perder o leme. Devido ao pouco tempo após o 11 de setembro as autoridades norte americanas primeiramente levantaram a possibilidade de este desastre ser mais um "ataque terrorista", porém a perícia mais tarde descartou as possibilidades de um novo ataque.


9 Julho 2006 | Sibéria
A aeronave Airbus A310-300 registrada como F-OGYP fazia mais um voo de Moscou para Irkutsk, Sibéria. a aeronave se chocou fortemente contra a pista as 07:44 no horário local, após colidir com a pista a aeronave ainda bateu contra a barreira de concreto e logo pegou fogo, ainda assim 79 dos 203 que estavam a bordo sobreviveram. a principal causa levantada pelas investigações foi o tempo de uso da aeronave a qual havia sido entregue em 1987 para a PanAm, após a falência da PanAm a aeronave foi remanejada para a Delta em 1991 depois então começou a  servir a S7, quando acidentada a aeronave já possuía 12.550 ciclos(pousos e decolagens) acumulando cerca de 52.000 horas de voo.
Foto: http://jetphotos.net

17 de julho de 2007 | Brasil
Voo 3054 da empresa Brasileira TAM Linhas Aereas, o voo programado era entra Porto Alegre e São Paulo, uma combinação entre mau tempo, aeroporto mal equipado para o clima e aeronave com problemas nos manetes fizeram com que a aeronave se chocasse com o prédio da própria empresa proximo a cabeceira da pista, a aeronave usada era um Airbus A320-233 com Matrícula PR-MBK, o acidente causou a morte dos 199 que estavam a bordo e o ferimento de 13 pessoas que estavam próximas da zona de colisão.
Foto: www.airdisaster.com
Foto: aviation-safety.net

1º de Junho de 2009 | Oceano Atlântico
Um Airbus A330-203(F-GZCP) da empresa Francesa Air France fazia mais um voo de rotina entre Rio de Janeiro e Paris, França. Infelizmente a viajem de aproximadamente 11 horas foi interrompida quando sobrevoava o oceano Atlântico, as principais causas apontadas como causadores da queda da aeronave são falha técnica e erro Humano.

Foto: aviation-safety.net
Foto: aviation-safety.net
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Relatório oficial

30 de junho de 2009 | Oceano Índico
O avião, um Airbus A310-342, matrícula 7O-ADJ da empresa Yemenia realizava um voo entre Marselha e Moroni capital de Comores, chocou-se contra a água do Oceano Índico por volta das 2h30min (hora local), devido a causas ainda desconhecidas. A queda na água ocorreu a poucas milhas do aeroporto da capital de Ilhas Comores. Um oficial não-identificado das Nações Unidas locado no aeroporto afirmou que a torre de controle recebeu uma notificação de que a aeronave estava iniciando as manobras para a aterrissagem antes de perder contato. 
Foto: Wikipedia
12 de maio de 2010 | Líbia

O voo Afriqiyah Airways 771 foi um voo regular de passageiros, caiu no dia 12 de maio de 2010 por volta das 6:10, hora local um pouco antes de pousar no Aeroporto Internacional de Trípoli, na Líbia. a A aeronave acidentada era um Airbus A330-200, de matrícula 5A-ONG.
Foto: aviation-safety.net

Foto: www.avherald.com

Referencias:
www.aviation-safety.net
www.airdisaster.com
www.planecrashinfo.com
www.en.wikipedia.org